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Versa-vice

© Rui Palma

Sinopse

“Escrever sobre o meu trabalho é como escrever sobre o mais profundo do meu Ser. Por isso digo: “não sou boa com palavras”. Não quando quero nelas mostrar as profundezas do meu coração. Traduzi-lo. Sinto estranheza.

Decidi chamar à peça Versa-vice (o vice-versa de vice-versa) porque ao fazer uma peça digo: “a peça é sobre isto e aquilo…”. Mas também poderia ser sobre o seu oposto. O seu espelho. Ou sobre qualquer outra coisa que lá se encontre, por um segundo que seja, enquanto se vê, ouve, dança, relembra… Esse segundo é tão válido como todo o processo de criação. Pode até ter mais força, mais impacto dentro de nós. Um segundo de vislumbre. Um segundo que nos faz mudar de direção, ou que nos provoca outra coisa qualquer, mesmo que não nos apercebamos dela.

Os nossos corações estão conectados. Nós compreendemos por esse meio, humanos e não humanos, através das nossas profundezas. Digo coração, mas podia dizer Vida. A vida dos humanos, dos animais, das plantas, das pedras, da terra, da água… a Vida.

As formas comunicam tantas coisas. Observar um quadrado ou um círculo é tão emocionalmente diferente. A Arte pode ser traduzida em palavras, e pode ser palavras. Mas pode também ser luz, formas, cores, sons, cheiros…. Ou talvez a Arte não seja nada disto, mas sim o que está por detrás disto. Arte é Vida a comunicar através de nós. Através de tudo.”

Tânia Carvalho, dezembro 2022

Ficha Artística e Técnica

Categorias:

coreografia, direção artística: Tânia Carvalho
interpretação: Andriucha, Beatriz Marques Dias, Bruno Senune, Catarina Carvalho, Cláudio Vieira, Filipe Baracho, Luís Guerra, Matthieu Ehrlacher, Nina Botkay
voz: Tânia Carvalho
poema: Fernando Pessoa
iluminação, direção técnica: Anatol Waschke
produção áudio, desenho de som: Juan Mesquita
música: Tânia Carvalho
figurinos: Cláudio Vieira e Tânia Carvalho
mestre costureira: Rosário Balbi
direção executiva: Vítor Alves Brotas
administração, financiamentos: Janine Lages
comunicação, assessoria de imprensa: Maria João Bilro
fotografia: Rui Palma
vídeo: Christo Roussev
logística: Leonardo Garibaldi
produção: Agência 25
coprodução: Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest (Portugal), Estúdio 25 (Portugal), Julidans Amsterdam (Países Baixos), La Briqueterie – CDCN du Val-de-Marne / Biennale de Danse du Val-de-Marne (França), Le Gymnase CDCN Roubaix – Hauts-de-France dans le cadre du dispositif Accueil-Studio (França), Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre / DDD – Festival Dias da Dança (Portugal), Théâtre Jacques Carat Cachan (França), Theatro Circo (Portugal), Teatro Viriato (Portugal)
parcerias: Teatro Académico de Gil Vicente / Convento de São Francisco / Abril Dança em Coimbra (Portugal)
residências de coprodução: Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest (Portugal), Le Gymnase CDCN Roubaix – Hauts-de-France dans le cadre du dispositif Accueil-Studio (França), O Espaço do Tempo (Portugal)
apoios: República Portuguesa – Cultura | DGARTES 2021-22 (através do Estúdio 25), Câmara Municipal de Lisboa – Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Casa-Atelier – Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Forum Dança, Loja das Maquetas
agradecimentos: Chá de Agulhas – Susana Oliveira, Maria Manuela da Silva Alves