Skip to main content
© Joana Linda
Escala
Sons (Mentirosos) Misteriosos

Sofia Dias & Vítor Roriz

Sofia Dias & Vítor Roriz são uma dupla de artistas/coreógrafos a colaborar desde 2006. A natureza híbrida da sua pesquisa, associada a uma curiosidade e necessidade de experimentação levou-os à criação de vários espetáculos, performances, faixas sonoras, vídeos, podcasts e instalações, atravessando diferentes contextos e esbatendo limites entre áreas artísticas.

Os seus espetáculos para palco, predominantemente interpretados pelos dois, convocam uma linguagem coreográfica depurada em ligação com a palavra e a voz e forma apresentadas em mais de 17 países..

Em 2011 foram consagrados com o Prix Jardin d’Europe e Aerowaves Spring Forward com o espectáculo Um gesto que não passa de uma ameaça de 2011.

Têm sido convidados a colaborar com diversos artistas, entre os quais, Catarina Dias, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins, Felipe Hirsch, Boris Charmatz e mais frequentemente com Tiago Rodrigues.

Leccionam pontualmente e têm vindo a organizar residências e grupos de pesquisa para artistas em diferentes contextos.

Foram convidados a fazer a curadoria do PACAP 2 (2018/2019) e PACAP 6 (2023) – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas. Entre 2023/24 são Artistas Residentes na Fundação Champalimaud.